Técnica Pomodoro

Hoje em dia o que nós mais precisamos é ter mais assertividades nos prazos que damos e aproveitar o nosso tempo da melhora maneira possível, com a técnica Pomodoro isso é possível.

Objetivo

O objetivo da Técnica Pomodoro é proporcionar uma ferramenta simples para melhorar o processo de produtividade (sua e de sua equipe), que é capaz de fazer o seguinte:

  • Aliviar a ansiedade;
  • Aumentar o foco e a concentração ao reduzir interrupções;
  • Aumentar a consciência de suas decisões;
  • Aumentar a motivação e mantê-la constante;
  • Reforçar a determinação para alcançar seus objetivos;
  • Refinar o processo de estimação, tanto em termos qualitativos e quantitativos;
  • Melhorar o seu processo de trabalho ou estudo;
  • Reforçar a sua determinação em continuar a aplicar-se diante de situações complexas.

O que preciso para implementar

Para Implentar a Técnica Pomodoro é necessário ter:

  • Um relógio Pomodoro
  • Uma lista de atividades para fazer, preenchido no início de cada dia com o seguinte:
    • Um título com local, data e autor;
    • Uma lista das coisas a fazer durante o dia, em ordem de prioridade;
    • Uma seção de atividades não planeadas e urgente, onde todas as tarefas inesperadas que têm de ser tratados devem ser listados como eles vêm para cima. Essas atividades podem potencialmente modificar o plano do dia.
  • Uma folha de backolog de atividades, que consiste em:
    • Uma posição com o nome do autor
    • Um número de linhas onde várias atividades são anotadas como em ordem de prioridade. No final do dia, os que foram completadas são removidas.
  • Uma folha de registros: Este é o conjunto de dados-primas necessárias para produzir relatórios pertinentes e gráficos. Dependendo dos objectivos em questão, este contém diferentes conjuntos de caixas. Normalmente, esta folha deve incluir a data, a descrição eo número de Pomodoros valor do esforço necessário para realizar uma tarefa. Esta folha é atualizado pelo menos uma vez por dia, geralmente no final do dia.

Pomodoro?

Um Pomodoro tem duarção de 30 minutos, 25 minutos atuando na atividade e 5 minutos de pausa. Quando os 25 minutos encerram a atividade terminou temporariamente, a pausa de 5 minutos lhe dá o tempo necessário para desconectar do trabalho, o que lhe dá tempo para assimilar o que aprendeu nos últimos 25 minutos e também lhe dá a chace de fazer algo de bom para sua saúde, como dar uma pequena caminhada, fazer algum alongamento, comer uma fruta ou lanche, tomar água, ir ao banheiro, fazer uma respiração profunda, conversar rapidamente com quem está ao seu lado. Não é recomendável fazer qualquer atividade que exija engajamento mental significativo durante a pausa, como, escrever e-mails importantes, conversar com colegas sobre coisas relacionadas ao trabalho, ligações importantes, esse tipo de atividade interfere na integração construtiva mental da qual é necessária para estar alerta e pronto para o início do próximo Pomodoro. Esse tipo de atividade deve estar inserido em Pomodoros durante esse dia. Você deve pensar no que foi feito nos últimos Pomodoros durante a pausa. Após terminar o Pomodoro marque com um X logo a frente dele determinando que ele foi concluído.

Você também pode utilizar Pomodoros no seu smartphone, como o Pomodroid ou outros que podem ser instalados no computador.

Como fazer então?

Vamos começar de forma simples, selecione atividades para o dia e coloque-as em uma lista, e tente estimar o tempo ou quantidade de Pomodoros para cada atividade. Feito isso, inicie o seu trabalho. Quando o tempo de 25 minutos passar, pare o que está fazendo, faça a pausa de 3 a 5 minutos, tome um café, vá ao banheiro, troque uma ou duas piadas e volte ao trabalho. Ao fim de cada Pomodoro marque um X a frente da lista de atividades sinalizando que você concluiu um Pomodoro.
Não inicie nenhuma atividade que exige um esforço mental significativo, pois dessa forma você não dá ao seu cérebro a possibilidade de efetuar a integração mental construtiva a qual fará a assimilação de todo o conteúdo no qual você se envolveu no último Pomodoro e você não estará em alerta para o próximo.

A cada 4 Pomodoros

Após 4 Pomodoros uma pausa de 15 a 30 minutos deve ser feita.
Essa pausa é o momento certo para arrumar a mesa, ouvir as mensagens da caixa postal, ler os e-mails, olhar nas redes sociais, fazer exercícios, uma caminhada rápida, de preferência nada que seja complexo senão a mente não consegue se reorganizar para integrar o que aprendeu. Nesse momento não é bom pensar no que foi feito nos últimos Pomodoros.

Interrupções Internas

A cada vez que você sentir necessidade de para para fazer alguma coisa, marque um apóstrofo em frente à atividade que você desenvolvendo e anote essa outra atividade numa lista de atividades não planejadas. Procure ver e-mails e antender ou retornar telefones em um horário específico do dia, crei Pomodoros apenas para isso. Se for necessáio atender uma ligação, diga que você retornará em 25 minutos.

Interrupções Externas

Geralmente são atividades urgentes, mas podem esperar 25 minutos (um Pomorodo), algumas vezes até 4 Pomodoros (2 horas), são poucas as vezes em que realmente temos que parar tudo para atuar em uma atividade imediatamente de tão urgente que ela seja, nesse caso marque uma letra com F (de falha) ou I (de interrompido) na frente do Pomodoro, esse pomodoro falhou e deverá ser retomado depois, nesse momento você passa a atuar na atividade urgente e em um novo Pomodoro, e essa atividade deve ser marcada na lista de atividades não programadas e urgentes.

No final das contas você simplesmente organizou seu dia forma melhor e se não media, agora passou a medir o que está fazendo. Além disso você passa a utilizar os ritmos biológicos (aqueles que estudamos em cronobiologia ao seu favor), mas isso é um outro assunto.

Para mais informações sobre Técnica Pomodoro acesse o site http://br.pomodorotechnique.com. Estou começando com o Pomodoro agora também, e estou curtindo muito, pelo o que Francesco Cirillo fala é possível utilizar Pomodoro em dulpas e até em times inteiros, vamos ver como nos saímos com isso.

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s