Analise de fraude

O processo de análise de fraude consiste em uma instituição efetuar a validação dos dados do pedido (cliente, endereço, pagamento, valor e itens do pedido) e posicionar o Score do cliente para aquele pedido.

Dentro do processo de análise de fraude geralmente temos os seguintes status

  1. Analise solicitada à quando o lojista solicita a análise
  2. Aprovado automaticamente à quando o sistema de fraude identifica que o cliente é um bom comprador e que não é fraude
  3. Análise manual à cai em uma mesa de operação na qual os operadores entram em contato com o cliente para confirmar a legitimidade da compra, geralmente utilizam-se de técnicas com PNL para efetuar essa análise
  4. Reprovado automaticamente à o sistema de fraude entende por algum fator que o pedido é fraude, seja score do cliente, cpf de fraudador, fraude do mesmo comprador em outro lojista etc.

Fatores que podem influenciar o processo de análise de fraude

Abaixo estão alguns exemplos de itens que podem influenciar de forma positiva ou negativa o sistema de fraude

  1. Tipo de produto à alta tecnologia e de alto valor que são facilmente vendidos mesmo usados
  2. Produto é do tipo “Killer”
  3. Dados de fraudador em outro varejista
  4. Muitas compras com o mesmo CPF
  5. Cliente com comportamento incomum

De forma bem simples é assim que funciona a análise de fraude.

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Uma resposta para “Analise de fraude

  1. Pingback: Ponto de vista da gestão de pedidos B2C | Oscar Casagrande

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