Geração de onda

Bom pessoal, agora vamos falar de um assunto que muitos passam batido, porém com algum conhecimento do assunto a vida dentro da operação no CD ficará muito melhor.

No começo de toda operação pequena, as ondas são feitas basicamente na ordem de chegada dos pedidos, ou seja, quase que FIFO, mas, conforme a operação cresce, ou em caso de operações que já nascem grandes, é muito importante ter claro a estratégia de geração de ondas para separação.

Você deve se lembrar que quando há Envio das entregas do pedido para a operação CD algumas variáveis são enviadas dentro desse pedido, e a estratégia da separação de produtos começa justamente nesse ponto.

Um dos principais critérios de separação da onda é a transportadora, pois, dessa forma você ganha eficiência para colocar a maior quantidade de pedidos separados em uma doca de um única vez e já faz o envio das entregas para os clientes.

Outro critério muito utilizado é por categoria dos produtos (eletrônicos, eletrodomésticos, instrumentos musicais), pois há forma específica de tratar algumas categoria.

Outra é fazendo a separação por PAR (Produto de Alto Risco), nesse caso todos os produtos dessa área são separados para serem faturados (smartphones, tablets, jóias etc.).

Outra modalidade que vi bastante é gerar onda por pedido mono item (quando há apenas um item na entrega) e multi item (quando há mais de um item na entrega), isso faz sentido quando você pensa na consolidação dos pedidos antes do faturamento.

O tempo limite de entrega também é muito importante para ser considerado, pois, aqui você antecipa as entregas dos clientes que podem estar próximas de sofrer algum atraso.

Agora, há casos nos quais você poder flags especiais para a onda, como por exemplo “Reclame Aqui, “Consumidor.gov”, “Prioridade” etc., de acordo com sua necessidade, mas o que eu mais vi foram essas mesmas. E sempre de acordo com  que faz sentido para a operação.

Por cubagem (dimensões e tamanho do produto), geralmente o pessoal chama de “Leve” e “Pesado”.

Ainda temos mais alguns critérios, e no final do dia acabamos mesclando esses critérios, tudo bem busca da melhor performance da operação para o melhor atendimento do cliente.

Espero que você tenha gostado. Deixe seu comentário!

Abs e até a próxima!

Anúncios

2 Respostas para “Geração de onda

  1. Pingback: Ponto de vista da gestão de pedidos B2C | Oscar Casagrande

  2. Pingback: Separação de produtos | Oscar Casagrande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s